SONO E EMAGRECIMENTO

28/01/2021
Já é sabido por todos que o sono é importante para a saúde e a beleza, que precisamos dormir bem para estar descansado, corpo e mente para encarar as rotinas do dia seguinte.
Mas você sabia que dormir mal afeta significativamente os resultados de seu emagrecimento?
Dormir mal atrapalha a secreção de hormônios como o GH (hormônio do crescimento) que ajuda a formar massa muscular, Insulina, Grelina e Leptina que controlam o mecanismo de fome e saciedade e o cortisol conhecido como hormônio do estresse, provocando alterações de humor, e maior acúmulo de gordura no corpo.
O sono ideal é aquele de no mínimo 8 horas por noite, isso pode variar um pouco de pessoa para pessoa, mas é necessário que você sinta-se bem ao acordar, descansado, com disposição e não fique sonolento.
Antes de dormir é necessário fazer a higiene do Sono:
✔ O ambiente do quarto faz toda a diferença para um sono de qualidade, ele deve ser confortável e livre de aparelhos eletrônicos como celular, televisão ou outros equipamentos que chame sua atenção.
✔ Manter uma rotina, deitar e levantar habitualmente no mesmo horário mesmo nos finais de semana e evitar cochilos prolongados no meio do dia também.
✔ Atividades relaxantes próximas ao horário de sono, como ler, pintar, bordar, escutar música relaxante, meditar, auxiliam na qualidade e seu sono.
✔ A alimentação também pode afetar o ciclo sono-vigília. Evitar agentes estimulantes com cafeína (café, chá, chocolate, refrigerantes e nicotina), refeições pesadas e excesso de líquidos antes de deitar é interessante.
🔼️ Referências: Naves, Andréia. Nutrição Clínica Funcional: obesidade. 2. Ed. São Paulo. Valéria Paschoal editora ltda. , 2014.
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